Nova Monte Verde

22.Set.2018

(66) 9.9920-7732

Notícia

Postada em 23 de Agosto de 2018 às 06h25min

Entidades do agronegócio se movimentam contra proibição de defensivo agrícola

CNA entrou com ação no STF contra decisão de proibir uso do glifosato, herbicida utilizado principalmente por produtores de soja

Fonte: Agência do Rádio

Em resposta à possibilidade da proibição do uso do glifosato, defensivo agrícola utilizado principalmente por produtores de soja, entidades do agronegócio se mobilizam para tentar frear a decisão da Justiça Federal. Às vésperas de uma nova safra, a medida pode interferir na qualidade final do produto.

O glifosato teve seu uso barrado por decisão judicial que suspende por 30 dias a produção de novos defensivos com o mesmo princípio ativo. No entanto, a suspensão completa só acontecerá se o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento publicar no Diário Oficial. Enquanto isso, cabe à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reavaliar a utilização dos produtos hoje disponíveis no mercado.

Para tentar evitar a decisão, o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, em entrevista exclusiva à Agência do Rádio, informou que a entidade já tomou as medidas cabíveis.

“Hoje nós entramos com uma ação no Supremo, vamos esperar que a Advocacia Geral da União também entre, porque o que está sendo discutido? O que a população sabe de verdade do glifosato? Então, precisamos esclarecer a população. Se nós tivermos a prova absoluta de que isso faz mal à população, a CNA não irá defender. A CNA quer apresentar com parecer técnico, de cientistas, que esse tipo de defensivo, usado no mundo inteiro, se pode vir afetar a saúde humana. Se não, devemos levar à população os esclarecimentos, a população precisa saber a verdade.”

Se for aprovada a suspensão, caberá ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento definir de qual modo será estabelecida a logística para que esses produtos saiam de circulação.

Peça sua música

Top 5

1

Ar Condicionado No 15

Wesley Safadão

2

Na Conta Da Loucura

Bruno & Marrone

3

Regime Fechado

Simone & Simaria

4

Aquela Pessoa

Henrique & Juliano

5

TE AMO MAS AINDA ME AMO MAIS

HENRIQUE SALLES

Promoção